Não visitar o dentista com frequência pode aumentar a necessidade de tratamento do canal do dente
É comum encontrar pessoas que passam longos períodos de suas vidas sem fazer uma consulta ao dentista. Isso acontece principalmente devido ao medo que as pessoas têm das intervenções nos dentes. O medo não é necessário, pois devido ao avanço das tecnologias e ao uso de anestesia, os procedimentos como tratamento do canal do dente são indolores.
Além de ser dispensável, o medo pode representar um perigo, pois devido a ele as pessoas podem ter condições simples agravadas. Um exemplo é a necessidade de tratamento do canal do dente, que poderia ser evitável caso a pessoa procurasse o dentista quando estivesse com uma simples cárie, fazendo com que ela evolua para o canal.
O canal pode ser evitado?
O tratamento do canal do dente nem sempre poderá ser evitado, pois dependendo do tempo que o paciente demore para procurar atendimento, a necessidade já estará instalada. Se o paciente procurar o dentista devido a dores intensas em um dente, o tratamento do canal do dente será inevitável, pois o dente começa a doer após ser afetado pela corrosão da polpa do dente, que é coberta de nervos, por isso a dor.
Após a polpa ser atingida é preciso que o dentista proceda uma limpeza profunda na região, removendo essa parte do dente, acabando com a infecção no local. Esse procedimento é o chamado tratamento do canal do dente. Após a remoção da parte infeccionada, o dentista preenche o dente com material de obturação, completando, assim, o processo. Quanto maior a área limpa e preenchida, mais eficiência no tratamento do canal do dente.
Processo de formação da cárie
A necessidade do tratamento do canal do dente começa com a existência de uma cárie, por isso saber como é a sua formação é essencial. O processo engloba quatro fases de acordo com a penetração da infecção no dente. Esse processo tem início na placa bacteriana que se não for removida de maneira adequada vai infiltrando no dente. As fases são as seguintes:
Cárie incipiente;
Cárie de esmalte;
Cárie de dentina;
Cárie de polpa.
Cada uma dessas fases representa um estágio de infiltração diferente. No primeiro estágio, há o aparecimento de manchas, mas ainda não há cavidade. No segundo estágio, a cavidade já pode começar a aparecer. No terceiro estágio a cavidade aumenta e a pessoa já enfrenta sensibilidade à temperaturas. O estágio final a dor e é necessário fazer o tratamento do canal do dente. Por essa razão, é essencial manter uma higienização correta dos dentes a fim de evitar todo esse processo.
Para saber mais sobre tratamento do canal do dente
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!