Entender o tratamento de canal ajuda a desmistificar medo do procedimento
Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista e isso se torna ainda pior quando o profissional identifica a necessidade de fazer um tratamento de canal. A necessidade do tratamento de canal ocorre quando a cárie se aprofunda, chegando à polpa do dente, causando dores, devido à presença de nervos nessa parte no dente. O tratamento pode se tornar mais complicado devido a gravidade do caso.
Como é o tratamento de canal?
No tratamento de canal o dentista faz uma limpeza completa na região afetada, removendo as bactérias que estão atacando o dente e preenchendo o espaço com material para obturação. Quanto mais o espaço for limpo, maiores as chances de sucesso do procedimento. O tratamento de canal costuma dar fim às dores causadas pela presença de bactérias dentro do dente.
Devido à realização com anestesia, o tratamento de canal é indolor, embora os pacientes possam sentir um desconforto após. O dentista pode indicar anti-inflamatórios e antibióticos para ajudar na recuperação. Uma recomendação dos dentistas é evitar mastigar com o dente tratado nos primeiros dias para oferecer repouso a ele. Apesar deste desconforto que pode ocorrer nos primeiros dias, é essencial que o paciente faça o tratamento de canal, pois protelar o tratamento pode gerar consequências graves, pois a infecção pode se espalhar.
Cuidados após o tratamento
Após a realização do tratamento de canal, o paciente pode seguir com vida normal, tomando os cuidados básicos de higiene como escovação, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista, pois o dente com canal pode ter cáries novamente. É preciso ter bastante atenção ao dente, pois como a polpa dele é removida, ele não possui mais hidratação natural, o que pode torná-lo mais frágil e quebradiço. Alguns pontos de atenção sobre a necessidade e o tratamento de canal são:
Nem sempre o dente que precisa de tratamento dói;
O dente pode apresentar problemas novamente;
Nos primeiros dias após o tratamento, pode ocorrer dor;
É preciso manter uma higienização bucal exemplar para evitar nova contaminação.
Muitas pessoas evitam tratamento de canal pelo fato deste procedimento estar cercado de uma série de mitos como significar a morte do dente, ser muito doloroso, se revelar uma fonte de problemas futuros etc, mas basta se informar melhor sobre o procedimento para saber que a maioria dessas questões são mitos e que o procedimento não apenas é seguro como muito necessário para a saúde bucal.
Para saber mais sobre tratamento de canal
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!