Dicas para tirar placas dos dentes
A placa bacteriana atinge todas as pessoas, pois é formada por células, restos de alimentos e principalmente bactérias. A sua formação é inevitável, mas para evitar os problemas que ela pode trazer é preciso tirar placas dos dentes. A placa é uma das principais responsáveis pelo aparecimento de cáries nos dentes, pois os ácidos formados pela atuação das bactérias atacam o esmalte dos dentes.
Como tirar placa dos dentes?
Apesar de ser um problema inevitável, a solução para ela é simples. Uma higienização correta feita todos os dias em casa já é capaz de tirar placas dos dentes de maneira satisfatória. Para uma limpeza mais profunda, será necessário uma consulta com o dentista para que ela seja realizada de maneira profissional. Alguns dos cuidados que podem ser tomados em casa para tirar placas dos dentes são:
- Escovação três vezes ao dia;
- Uso de creme dental com flúor;
- Uso de fio dental todos os dias;
- Uso de enxaguante bucal.
Ao tirar placas dos dentes de maneira não eficiente é possível causar não apenas o aparecimento da cárie, mas também a formação do tártaro, outro vilão para a saúde bucal. O tártaro nada mais é do que o resultado do endurecimento da placa bacteriana. A formação do tártaro é perigosa, pois o quadro pode se agrava para a periodontite, uma inflamação no tecido que reveste os dentes. A evolução da periodontite pode levar até mesmo à perda dos dentes. Como é possível perceber trata-se de uma evolução quadro a quadro, que começa com a placa bacteriana. Por isso, tirar placas dos dentes é essencial.
Observação dos dentes ajuda a manter o controle sobre a saúde
Observar a saúde dos dentes é uma boa maneira de mantê-la sob controle, inclusive ao tirar placas dos dentes. Ao escovar os dentes é preciso verificar se não há sangramentos, ficar atento ao amolecimento de algum dente, surgimento de buraquinhos ou escurecimentos etc. Essa é uma maneira visual de observar, mas, além disso, o controle das bactérias que não podem ser vistas, mas estão sempre presentes é essencial. Essa é a motivação para sempre tirar placas dos dentes.
A maioria dos problemas bucais, desde os mais simples, como a cárie, até os mais complexos como o periodontismo têm origem na placa bacteriana, algo que todas as pessoas têm. Uma vez que não é possível impedir a sua formação, a tarefa cotidiana de responsabilidade com a saúde bucal está na sua remoção. Pode parecer algo complicado, mas uma higiene bem feita e visitas regulares ao dentista podem tirar placas dos dentes, fazendo com que problemas mais sérios não apareçam.
Para saber mais sobre tirar placas dos dentes
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!