Placa bacteriana pode ser removida antes de surgimento do tártaro
A remoção de tártaro nos dentes muitas vezes é uma medida necessária. Afinal, com a correria do dia a dia, é normal que a higienização acabe sendo esquecida e os cuidados básicos fiquem em segundo plano. Porém, perder os hábitos saudáveis pode ser muito custoso para a saúde bucal. Nesse contexto, a formação de tártaro é apenas uma delas. Para entender o quão necessário é a remoção de tártaro nos dentes é preciso, antes de tudo, compreender de forma mais detalhada como ele se forma.
Definido como uma placa bacteriana que não foi devidamente removida, é causado justamente pela falta de limpeza rotineira da boca. Com isso, o resultado é um aspecto áspero e amarelado no sorriso. Para reverter esse quadro e colocar a remoção de tártaro nos dentes como prioridade, a visita ao consultório odontológico é primordial.
Tempo para remoção de tártaro nos dentes depende de especificações
Um dos questionamentos mais comuns quando o assunto é remoção de tártaro nos dentes, diz respeito ao tempo para que esse problema seja solucionado. Porém, essa conclusão depende de uma série de especificações, já que quantidade de sessões é diretamente proporcional ao acúmulo de tártaro formado no paciente. No caso daquele acumulado na supragengival, por exemplo, é possível remover apenas em uma visita. Essa área de refere a região acima da borda da gengiva. Porém, nos casos do tártaro subgengival, o cuidado para a remoção de tártaro nos dentes ganha ainda mais pormenores.
Prevenção à placa bacteriana é a principal arma para combater o tártaro
Porém, a melhor e mais efetiva arma contra a atuação desse problema é encontrada na prevenção diária, com cuidados básicos que vão além da remoção de tártaro nos dentes. Afinal, o processo em si é necessária quando a placa bacteriana está calcificada. Combatendo antes, porém, a prática não será necessário. Por isso, alguns produtos podem figurar como primordiais para tanto. São eles:
- Fio dental de qualidade;
- Escova específica indicada pelo dentista;
- Creme dental;
- Produtos extras para potencializar a limpeza.
Ou seja, fica claro que é possível eliminar a placa com uma rotina de bem-estar seguida à risca. Ainda assim, a remoção de tártaro nos dentes não segue a mesma linha e, por isso, é fundamental contar com um especialista que possa contribuir para esse procedimento. Com um bom dentista de confiança, é possível garantir resultados efetivos e retomar de maneira real o aspecto original do sorriso.
Para saber mais sobre remoção de tártaro nos dentes
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!