Halitose é problema comum que pode passar despercebido pelo indivíduo que sofre dele
O mau hálito é considerado um problema muito comum e que acomete um número alarmante de brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez pessoas no país possuem o problema. A halitose, nome também atribuído ao mau hálito, não está envolvida com problemas de desordens estomacais, na totalidade dos casos. Na grande maioria das vezes, a desordem é provocada por uma questão proveniente da própria região bucal. Por isso, é fundamental conhecer quais as razões que podem ser responsáveis pelo tão temido mau hálito.
Variedade de causas explica a grande quantidade de pessoas acometidas pelo mau hálito
São mais de quarenta causas do mau hálito já identificadas pelos especialistas, tornando possível compreender os altos índices de indivíduos com o problema. Porém, a falta de higiene bucal pode ser considerada um agravante nesse contexto, já que permite que os restos de alimentos e as bactérias se acumulem nos dentes, na língua e até mesmo na gengiva. Provocando, assim, um forte odor. Apesar disso, outras questões podem contribuir para evitar a incidência de mau hálito, como:
Comer em cada três horas;
Evitar comidas muito salgadas;
Evitar alimentos condimentados;
Diminuir o consumo de álcool e cigarro.
Essas são apenas algumas indicações do que é possível fazer para evitar, de maneira consciente e efetiva, o mau hálito. Alguns alimentos também podem contribuir para reforçar a prevenção, como aqueles que são ricos em fibras, dentre elas a maçã e a cenoura, já que o seu consumo favorece uma limpeza entre os dentes, evitando o acúmulo de resíduos. Função ideal para essas situações.
Diagnóstico do especialista pode ser o primeiro passo para tratar a causa
O primeiro passo para descobrir a causa do mau hálito é a consultoria especializada, na qual o dentista analisará o estado da boca do paciente. Com isso em mãos, também podem ser exigidos exames específicos para determinar, por exemplo, a quantidade e a qualidade da saliva do indivíduo. Afinal, mais do que apenas um incômodo de convívio social, o mau hálito pode ser responsável por ocultar uma doença "invisível" e investigar ao menor sinal é imprescindível para o tratamento e recuperação.
Para saber mais sobre mau hálito
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!