Perda dentária: tratamento contribui para a retomada de funções básicas
O implante dentário é uma ótima opção de tratamento para quem teve perda dentária e quer uma alternativa que possa sanar diversas necessidades bucais que foram abandonadas com a perda dos dentes. O tratamento é feito com um cilindro de titânio que é colocado dentro do osso, logo abaixo da gengiva. O implante dentário, portanto, acaba exercendo a mesma função da raiz do dente.
Indicações e contraindicações do implante dentário: quando é recomendável optar pelo tratamento
Indicado nos casos em que o indivíduo já perdeu o dente completamente, o implante dentário também pode servir para aqueles que possuem o dente em estado irreversível, fazendo com que seja necessário extraí-lo. Graças à apresentação estética desse tratamento, é comum a procura por essa alternativa em consultórios para substituir dentes esteticamente disformes. Porém, não é uma recomendação corrente. Afinal, ao invés do implante dentário, algumas outras técnicas podem contribuir para isso, como:
Coroas;
Lentes de contato dental;
Aparelhos ortodônticos;
Facetas de porcelana.
Não é apenas nesse sentido que a indicação de implante dentário não é recomendada. O estado de saúde do paciente precisa ser expressamente analisado antes que o especialista possa dar aval ao tratamento. Quando o paciente apresenta diabetes, pressão alta ou outra doença crônica em estado desregulado, o tratamento não é aconselhável, por exemplo. Porém, caso esteja estável e com o acompanhamento médico necessário, pode ser liberado para tal. Por isso, é de suma importância que o implante dentário seja prescrito de maneira individualizada, prezando por todas as especificações do paciente.
Preparação prévia é responsável por autorização do procedimento
Para que possa fazer uso do implante dentário, o sujeito é submetido a diversos exames justamente para acompanhar seu estado de saúde, como dito anteriormente. Em alguns casos, mesmo com o histórico médico, é preciso ir mais a fundo. Como é o caso da análise da gengiva. Para ter noção, é fundamental contar com o resultado de uma radiografia panorâmica ou tomografia computadorizada. Ambos são capazes de oferecer as estratégias necessárias ao especialista para a colocação de implante dentário.
Nesse contexto, é mais do que certa a necessidade de ter à disposição um ótimo dentista e equipe especializada. O implante, por mais simples que seja, demanda uma atenção redobrada e cuidados essenciais. Afinal, é uma opção não removível.
Para saber mais sobre implante dentário
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!