Inflamação na gengiva é considerada comum, mas precisa ser investigada
A gengiva inflamada é um aspecto considerado comum da saúde da boca de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Quando essa situação é configurada, é possível observar a diferença do aspecto do tecido que torna-se avermelhado, dolorido e até mesmo inchado. Fazendo com que seja perceptível a necessidade de buscar ajuda especializada para reverter a situação de gengiva inflamada.
A gengiva inflamada pode ser consequência de inúmeras causas
É possível afirmar que a causa principal para o paciente chegar ao consultório com a gengiva inflamada mora, justamente, na higiene bucal. Quando a escovação e todos os processos correspondentes à limpeza dessa região não são suficientes ou adequados, o chamado biofilme se torna mais espesso. Além disso, o acúmulo de resíduos decorrentes da decomposição e metabolismo das bactérias causam irritação da gengiva. Outras causas, porém, também podem ser destacadas, como:
Ferimento durante a alimentação;
Queimaduras ao se alimentar;
Atrito de próteses ou aparelhos ortodônticos;
Excesso de "carga" na mordida;
Cigarro;
Diminuição do fluxo da saliva.
Para estar ciente da causa, porém, é necessário a ida ao especialista. Apenas o exame clínico, muitas vezes, já determina o motivo da gengiva inflamada. Com um diagnóstico correto e preciso, o paciente pode sair de lá já com todas as ações necessárias para reverter o quadro e retomar a saúde bucal necessária. Porém, dependendo das suspeitas, também há casos nos quais se faz necessário encaminhar o indivíduo para exame de sangue ou para outro especialista.
Fatores de riscos contribuem para a recorrência do problema
Alguns fatores são responsáveis por apresentar riscos quando o assunto é gengiva inflamada. Por isso, é fundamental estar atento a eles e buscar formas de prevenção. É possível citar, nesse contexto, fatores hormonais desencadeados na adolescência ou gravidez, uso de medicamentos e até algumas doenças como herpes, diabetes, leucemia etc. No menor sinal de sangramentos, dor, inchaço e vermelhidão, o resultado pode ser a gengiva inflamada.
Por isso, procurar um especialista deve ser imprescindível para a pronta recuperação do indivíduo e para que não surjam maiores problemas em relação a isso, já que o quadro pode se desenvolver e a ficar gengiva inflamada ainda mais grave.
Para saber mais sobre gengiva inflamada
Ligue para (11) 98703-2335 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!